terça-feira, 9 de setembro de 2008

Eles andam aí...

Começou a campanha para as próximas eleições autárquicas no Concelho de Miranda do Douro. Ainda que de maneira informal é no Naso que os partidos começam a jogar os seus primeiros trunfos. É lá que se apresentam candidatos, é lá que a equipa escolhida para ir a votos passeia pelo meio da feira para se mostrar: "Estamos aqui, somos nós".

De um lado o Partido Socialista fez a apresentação do seu candidato. Dr. Artur Nunes foi o escolhido pelo PS. Licenciado em Economia, de profissão "incógnita", presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), solteiro e bom rapaz, as companhias é que o estragam. Porquê que o PS o escolheu? Devido ao baixo nível das pessoas que se apresentaram para candidato do PS o Dr. Nunes foi o mal menor. Com pouca ou nenhuma obra feita na ACIMD, na qual apenas foi dando seguimento ao trabalho feito anteriormente, não fazendo nada de novo e que deixa-se marcas, a nível profissional uma pessoa medíocre segundo aqueles que conhecem o seu trabalho, a nível social é uma pessoa conhecida na cidade de Miranda, no concelho tenho as minhas dúvidas. Ainda referindo-nos a este nível podemos acrescentar que apesar de ser conhecido na cidade a imagem do Dr. Nunes é sempre associada a dois ou três amigos íntimos que quase sempre o acompanham, bem como à sua família, o que só lhe dá pontos negativos. Em termos de retórica podemos dizer que é um bom falante, apesar de não ter a garra e a agressividade que por vezes é necessária no discurso de um político.
No Naso a sua apresentação não devia ter tido muita gente, pois andavam poucas pessoas ao seu redor. E as poucas que andavam depressa o deixaram abandonado aos seus companheiros habituais. Esta primeira apresentação deixou muito a desejar.

Para o partido que está no poder é sempre mais fácil agregar as pessoas à sua volta, são eles que têm a faca e o queijo na mão, são eles que mandam, são eles que podem dar o emprego, são eles que podem pôr um bocado de alcatrão no caminho de terra batida da casa das pessoas. E também têm o privilégio de organizar eventos por parte do munícipio que podem funcionar como autênticos instrumentos de mobilização de pessoas para votarem no Partido Social Democrata. O caso do passeio pedestre para o Naso é um bom exemplo, que aglomerou várias pessoas em caminhada de Miranda até ao Naso terminando com um almoço pago pelo município.
Apesar de ainda persistir a dúvida se o actual presidente da Câmara irá ser o próximo candidato às eleições pelo PSD este partido tem a "máquina bem montada", e no Naso isso notou-se, pois
acompanhando o actual presidente da câmara o Eng. Manuel Rodrigo andava um grande número de pessoas a "desfilar" pelo Naso. Este Alberto João Jardim das terras de Miranda a cumprir o seu 3º mandato como presidente da câmara, apresenta já alguma obra feita, mas é pena que esta se reduzam apenas ao plano físico. Várias reconstruções, como os frades trinus, o centro histórico, uma obra que deixará marcas o parque urbano do rio fresno(várias dúvidas sobre a funcionalidade da obra) o pavilhão multiusos e algumas mais fazem com que seja recordado como o presidente das obras. Mas faltou-lhe dar o salto para as obras que não utilizam cimento, as obras imaterias, intangíveis: política de criação de emprego(sem ser na Câmara...), políticas de fixação de pessoas, políticas direccionadas para a juventude, políticas de promoção e divulgação turística do território, etc. Faltou e continua a faltar visão, faltou e continua a faltar estratégia: para que queremos nós obras boas se não temos população para as utilizar.
Remetendo-nos agora ao Naso, penso que o PSD mesmo ainda não tendo revelado o seu candidato teve mais força que o PS e ganhou este 1º confronto.
O resto dos partidos ainda não se mostraram e será que haverá mais. E independentes, não haverá?
Os dados estão lançados o PS e o PSD já estão em campanha, Miranda vai começar a tremer.